• A história da AS Roma

    Conheça a história da AS Roma

    Assim como nós brasileiros, os italianos também são apaixonados por futebol. O calcio é um dos esportes mais populares do país, e as rivalidades são, muitas vezes, levadas a níveis extremos. O campeonato italiano possui 10 divisões (cinco a nível nacional e cinco a nível regional). Como parte desse universo, vamos conhecer um pouco da história da Roma.

    História da AS Roma

    A Associazione Sportiva Roma foi formada, em 1927, pela fusão de três equipes de futebol da cidade: a Alba Audace, o Roman e a Fortitudo Pro Roma. Tal decisão foi tomada tendo em vista o desejo dos fascistas, que determinaram essa fusão. A própria data de fundação do clube é motivo de controvérsia: muitas fontes indicam que esta seria 22 de julho de 1927, mas na realidade a fusão já havia sido formalizada em 7 de junho do mesmo ano, pelos dirigentes fascistas.

    Na temporada 1934/35, o primeiro passo de uma grande rivalidade: o capitão Attilio Ferraris troca a Roma pela Lazio, fato que desperta a ira da torcida romanista.

    Conquista seu primeiro scudetto na temporada 1941/42. Na temporada 1950/51, veio o primeiro rebaixamento da equipe, que voltou à Série A na temporada seguinte, com uma campanha memorável na Série B. Em 1953, contratou o uruguaio Ghiggia, autor do gol da vitória de seu país sobre o Brasil, na final da Copa de 1950, no Maracanã.

    Na temporada 1963/64, veio a primeira Copa da Itália, em uma vitória sobre o Torino. Conquistou a segunda Copa da Itália, em 1969. Após a perda do scudetto para a Juventus na temporada 1980/81, veio o título da Copa da Itália em 1981 e a contratação de um dos grandes ídolos da história do clube, Paulo Roberto Falcão, que conquista o scudetto com o clube na temporada 1982/83. Um ano depois, a difícil derrota para o Liverpool, na Copa dos Campeões, nos pênaltis. O time conquista mais duas Copas da Itália, em 1986 e 1991.

    A década de 1990 não foi muito boa para a equipe, até a chegada do técnico Fábio Capello, em 1999, que conquista o scudetto na temporada 2000/2001 e a Supercopa italiana. Na temporada 2007/2008, o time conquista mais uma Copa Itália, com o capitão Francesco Totti levantando o troféu.

    Coppa_Italia_2008_premiazione[1]

    Informações técnicas

    Nome oficial: Associazione Sportiva Roma
    Data de fundação: 22 de julho de 1927
    Estádio: Olímpico de Roma
    Site oficial: http://www.asroma.it/
    Técnico atual: Aurelio Andreazzoli
    Presidente atual: James J. Pallotta (nascido nos Estados Unidos)
    Alcunhas: i Giallorossi (Vermelhos e Amarelos); La Maggica (A Mágica); i Lupi (Os lobos)
    Principal rivalidade: Lazio
    Mascote: Loba capitolina
    Posição no ranking UEFA 2012/2013: 43º
    Redes sociais: Facebookhttps://www.facebook.com/officialasroma Twitterhttps://twitter.com/officialasroma Youtubehttp://www.youtube.com/asroma
    Pinteresthttp://pinterest.com/asroma/
    Linkedinhttp://www.linkedin.com/company/as-roma-official
    Instagramhttp://www.romagram.me/

    Patrocinadores do futebol

    Kappa (material esportivo)
    Patrocínio na camisa: Wind (empresa telefônica)

    Números, grandes feitos e curiosidades

    • Maior número de gols marcados em um campeonato: 87 em 34 partidas (1930-1931)
    • O primeiro derby, entre Roma e Lazio, foi disputado em 8 de dezembro de 1929 e terminou com o placar em 1 a 0 para a Roma, gol de Rodolfo Volk.
    • Em 29 de novembro de 1953, foi disputado o primeiro derby no Estádio Olímpico, que acabou em um empate por 1 a 1, com gols de Carlo Galli, para a Roma, e Pasquale Vivolo, para a Lazio.
    • A camisa número 6 foi aposentada em homenagem ao brasileiro Aldair, que defendeu a equipe entre os anos de 1990 e 2003.

    Principais títulos

    3 Scudettos (1941-1942, 1982-1983, 2000-2001)
    9 Copas da Itália (1963-1964, 1968-1969, 1979-1980, 1980-1981, 1983-1984, 1985-1986, 1990-1991, 2006-2007, 2007-2008)
    2 Supercopas da Itália (2001, 2007)

    Grandes jogadores

    O clube conta com um Hall da Fama, do qual fazem parte os seguintes jogadores: Franco Tancredi, Cafu, Aldair, Giacomo Losi, Francesco Rocca, Agostino Di Bartolomei, Fulvio Bernardini, Paulo Roberto Falcão, Bruno Conti, Roberto Pruzzo, Amedeo Amadei. Esse projeto foi iniciado durante as comemorações do 85º aniversário da equipe, e contou com a participação dos torcedores no site oficial do clube.

    Desde o ano de 1992, Francesco Totti atua na equipe, da qual é o capitão. Tem mais de 530 jogos com a camisa romanista.

    Uniforme

    – Primeiro: Camisa grená, calção branco e meias grenás
    – Segundo: Camisa branca, calção e meias brancas
    – Terceiro: Camisa preta, calção e meias pretas

    uniforme roma

    Estádio

    Com capacidade para 70.634 torcedores, o Estádio Olímpico de Roma é dividido pelas duas equipes da cidade, Roma e Lazio. Inaugurado em 1937, passou por várias reformas.

    Durante os Jogos Olímpicos de 1960, serviu como palco das cerimônias de abertura e encerramento, além das competições de atletismo.

    Para a Copa do Mundo de 1990, o estádio foi inteiramente demolido e teve sua capacidade reduzida para 80 mil pessoas. A final entre Alemanha Ocidental e Argentina foi disputada em seu campo (além de outros jogos nas fases anteriores).

    A última reforma data de 2008, para adaptar o estádio à final da Copa dos Campeões da UEFA, de 2009, quando teve novamente sua capacidade reduzida, chegando ao número atual. A final, entre Barcelona e Manchester United, foi vencida pelos espanhóis por 2 a 0, gols de Eto’o e Messi. Na foto abaixo, imagem atual do estádio:

    olímpico de roma

    Escudo

    Como símbolo do clube, foi escolhida a loba capitolina, que amamentara Rômulo, fundador de Roma, e seu irmão Remo. O escudo da equipe, dividido pelas cores vermelha e amarela, com a loba amamentando os gêmeos, na parte de cima, remonta às origens históricas da cidade.

    escudo roma

    Rivalidades

    A principal rival é a equipe da Lazio, também de Roma. O confronto é considerado a 2ª maior rivalidade do futebol mundial, perdendo apenas para Celtic x Rangers, da Escócia. As torcidas são tão fanáticas que os jogadores das duas equipes não podem ser vistos juntos fora das quatro linhas.

    Hino

    Roma Roma Roma
    core de ‘sta Città
    unico grande amore
    de tanta e tanta ggente
    che fai sospirà.
    Roma Roma Roma
    lassace cantà,
    da ‘sta voce nasce n’coro
    so’ centomila voci
    ciai fatto ‘nnamorà.
    Roma Roma bella,
    t’ho dipinta io
    gialla come er sole
    rossa come er core mio
    Roma Roma mia
    nun te fà ‘ncantà
    tu sei nata grande
    e grande hai da restà
    Roma Roma Roma
    core de ‘sta Città
    unico grande amore
    de tanta e tanta gente
    m’hai fatto ‘nammorà

    Referências

    Site oficial do clube – http://www.asroma.it/
    Wikipédia (em português): http://pt.wikipedia.org/wiki/A.S._Roma
    Wikipédia (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/A.S._Roma
    Quattrotratti: http://www.quattrotratti.com
    UEFA.com: http://pt.uefa.com/index.html
    The Stadium Guide: http://www.stadiumguide.com/olimpico/
    Gol Áudio: http://www.youtube.com/user/golaudio?feature=watch

    As informações são referentes ao mês de abril de 2013.

    Professora de História, formada pela USP. Leciono para o Ensino Fundamental II e também escrevo em quatro blogs. Meu time de coração é o Corinthians, mas também gosto muito de futebol internacional.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *