A história do Manchester United

Conheça a história do Manchester United

Uma das maiores equipes do futebol mundial, o Manchester United acumula títulos e glórias em seus mais de 130 anos de história. O início do time inglês foi humilde. Criado a partir da iniciativa de operários, o atual Manchester United foi fundado com o nome Newton Heath L&YR Football Club, em 1878. O clube enfrentou crises, jejuns e rebaixamentos, o que o colocava como um clube médio.

Atualmente, o clube é o maior da Inglaterra, o clube de maior torcida no país, o maior vencedor da Premier League e um dos maiores clubes do futebol do mundo. Isso tudo construído nos anos 40′, com a formação de um grande time. Dois escoceses fizeram o clube ficar entre os maiores do mundo: Sir Matt Busby e Sir Alex Ferguson, este por mais de 26 anos no comando do time e que conquistou os mais importantes títulos do clube.

Confira a seguir, a história completa do Manchester United FC, as informações, detalhes, títulos, o estádio e outros registros que fizeram os “Red Devils” serem conhecidos e respeitados no mundo inteiro.

história do Manchester United

História do Manchester United

Se hoje, o Manchester United está entre os melhores do mundo, sempre disputando títulos, o começo do time foi diferente. O futebol na Inglaterra se desenvolveu primeiro do que nos outros países, já que eles são os “inventores” do futebol. O United foi fundado em 1878, quando um grupo de funcionários de uma companhia ferroviária do distrito de Newton Heath, com o nome Newton Heath L&YR Football Club. A Liga Inglesa foi criada em 1888, mas o clube só se associou em 1892. O clube passou por momentos difíceis e por pouco não fechou as portas. Em 1902, após uma reestruturação e mudou de nome para Manchester. A mudança de nome para “Manchester United” veio após John Henry Davies investir no time. Em meio a nomes como ‘Manchester Central’ e ‘Manchester Celtic’, o nome atual foi o que valeu. Além desta mudança, a equipe mudou também suas cores: de dourado e verde, para vermelho e branco.

O clube só chegou a primeira divisão da Liga Inglesa na temporada 1905/1906. Em 1908, a equipe conquistou seu primeiro título nacional. Ano seguinte, o United venceu a Copa da Inglaterra, ao vencer o Bristol City. Nesta temporada, veio também o título da Supercopa da Inglaterra.

A equipe começou a mandar suas partidas no seu novo estádio, o Old Trafford, em 1911. E o “Theatre of Dreams” (Teatro dos Sonhos), apelido dado por Bobby Charlton, trouxe sorte ao Manchester, que conquistou naquela temporada o Campeonato Inglês. Mas o bom momento de títulos parou por aí. O clube passaria por maus momentos, com jejum de títulos por um longo período, enfrentando inclusive rebaixamentos, após a Primeira Guerra Mundial, que paralisou o campeonato inglês.

A década de 50′ foi de conquistas, mas também foi de um momento triste na história do futebol inglês. O clube foi bicampeão inglês em 1955/1956 e 1956/1957. Porém, em 6 de Fevereiro de 1958, o clube havia conquistado vaga nas semifinais da Copa dos Campeões da Europa, após empate com o Estrela Vermelha. A partida foi disputada em Belgrado, na antiga Iugoslávia. Na volta, o avião da empresa Britânica British European Airways em que levava os jogadores para a Inglaterra fez uma escala em Munique, na Alemanha, para abastecer. Após algumas tentativas de levantar voo, a aeronave só conseguiu decolar na terceira tentativa. Nevava naquele momento. Logo em seguida, o avião não conseguiu manter-se no ar e chocou-se contra uma casa abandonada, fazendo 23 mortos. Dentre elas, 8 jogadores e três membros da comissão do time. Roger Byrne, Eddie Colman, Mark Jones, David Pegg, Tommy Taylor, Geoff Bent, Liam Whelan e Duncan Edwards foram os jogadores do United que morreram na tragédia. Oito jornalistas, que também viajavam de volta para Manchester.

Manchester United, FEB 6th, 1958, Munich,

Dos 38 passageiros, dezenove pessoas ficaram feridas, sendo que alguns jogadores tiveram de encerrar suas carreiras. Sir Matt Busby encontrou forças para seguir em frente e fez com que, anos mais tarde, o clube conquistasse a Copa dos Campeões da UEFA.

Este é um dos momentos mais tristes da história do Manchester. O clube mantém uma página especial sobre isso, com detalhes daquele 6 de fevereiro de 1958. Além disso, há no Old Trafford, uma placa e um relógio parado no momento em que aconteceu a tragédia, em memória à aqueles que morreram. No site, há os dizeres “We will never forget” (“Nós nunca esqueceremos”). Para acessar a página “Munich Remembered”, clique aqui.

O Manchester United foi em busca da reconstrução. A equipe conseguiu chegar a final da Copa da Inglaterra e Taça dos Campeões, mas perde as duas. Na década de 60″, os ‘Diabos Vermelhos’ voltaram a conquistar títulos.  Em 62/63, o clube vence o Leicester e leva a FA Cup. Dois anos depois, o clube é campeão inglês.  O time que tinha como destaque Bobby Charlton, George Best e Denis Law, chegou, nesta década, ao sétimo título nacional.

Em 1967/1968, o United conquista seu primeiro grande título. O clube venceu a Copa dos Campeões da Europa, ao bater, na prorrogação, o Banfica-POR, em Wembley. O Manchester foi o primeiro clube inglês a vencer este título. Neste ano, completava-se dez anos da tragédia de Munique.  Matt Busby ganha o título de ‘Sir’.

No ano de 1968, o clube disputa o Mundial Interclubes, contra o Estudiantes-ARG, campeão da Libertadores. O clube inglês é derrotado, após o resultado de 2 a 1, no agregado.

Após a década vitoriosa, a equipe de Manchester entra num momento não muito bom. A década de 70′ é marcada pela falta de títulos. Busby deixa o comando do time em 1971. Em 1974, o clube é rebaixado no Campeonato Inglês, voltando na temporada seguida. Em 77, volta a conquistar o título da Copa da Inglaterra. Com um Liverpool dominando o futebol nacional, o United pouco conquista nos anos 80′, comemorando os títulos da Copa da Inglaterra, em 1983 e 85.

Os bons momentos só voltam em 1986, quando o escocês Alex Ferguson chega ao clube (treinador da Seleção Escocesa na Copa de 1986). Ferguson investiu nas categorias de base do clube. Os resultados surgiram efeito nos anos 90′. Em 1990, o time do United conquista a Recopa Europeia e a Copa da Inglaterra. Em 1992/1993, o Manchester United conquista a recém-criada Premier League; liga que substituía o Campeonato Inglês. Temporada seguinte, veio o bicampeonato.

Alex Ferguson revela grandes jogadores e traz nomes importantes para reforçar o time, que conquistaria muitos títulos nesta época. Para se ter uma ideia, em 1996/1997, haviam sido disputadas cinco edições da Premier League; o Manchester United venceu quatro.

UEFA Champions League, Manchester United 1999A temporada de 1998/1999 foi a melhor da história do time inglês. O Manchester conquista a tríplice coroa, com as conquistas da Copa da Inglaterra, Premier League e Liga dos Campeões da Europa. A conquista da Champions League deste ano veio após uma fantástica decisão. A final, disputada no Camp Nou, na Espanha, trouxe Manchester United contra o Bayern de Munique-ALE. O time bávaro saiu na frente logo aos 6′, com  Basler. Com o resultado sendo levado até os 46′ do segundo tempo, o United consegue o empate, com Sheringham. Faltavam dois minutos para o fim, mas, logo depois do gol de empate, o Manchester chega ao gol heróico da vitória e do título continental, com Solskjær. Uma final histórica que deu o segundo título da Champions League para os Red Devils. Em 1999, o time disputa o Mundial Interclubes e enfrenta o Palmeiras-BRA, vencendo o time brasileiro por 1 a 0.

Nos anos 2000, o poder do Manchester continua absoluto. Alex Ferguson continuava a construir sua história e colocar o United como a mais valiosa e famosa equipe do futebol mundial. O clube chegaria ao seu primeiro tricampeonato do Campeonato Inglês. Até 2006, o clube, com grandes nomes do futebol mundial, estava com 16 campeonatos ingleses, 2 Copas da Liga e 2 Ligas dos Campeões. E os títulos não paravam por ali. Em 2007/2008, o clube voltou a conquistar a Champions League. O tricampeonato continental veio após a primeira final inglesa da história da competição. Nos pênaltis, os ‘Diabos Vermelhos’ bateram o Chelsea.

No final de 2008, o clube venceu a LDU-EQU e conquistou o Mundial de Clubes da FIFA. No campeonato nacional, o Manchester United continuava atrás, no ranking dos campeões, do Liverpool, com 18 títulos. O time de Liverpool “parou no tempo” e sustentou o posto de maior vencedor inglês desde 1989/1990. Naquele ano, o United tinha apenas 7 títulos, e estava atrás deste ‘ranking’ do Arsenal e Everton. Mas, na temporada 2008/2009, o United conseguiu empatar nos 18 títulos do Liverpool. A equipe de Sir Alex Ferguson venceu a Premier League de 2010/2011 e 2012/2013 e chegou aos 20 títulos ingleses, e se consolidou como maior campeão nacional na Inglaterra.

Alex Ferguson, Manchester United, champion 2012 - 2013 Barclays Premier League

Imagem: Reuters

Após 26 anos a frente do United, Sir Alex Ferguson anunciou, ao fim da temporada 2012/2013 que se aposentaria. O técnico completou exatas 1500 partidas no comando técnico do time e sai do futebol com um currículo glorioso e imbatível, além do status de mito e de um dos maiores nomes do futebol mundial e o maior técnico da história. Ele é o grande nome do sucesso do time nos anos 90′ e 2000, que colocou o Manchester como o maior time da Inglaterra e um dos maiores do mundo. Daqui para frente, não se sabe como será o United sem Ferguson, mas, com a história construída, com a paixão dos torcedores e o poder do clube, a tendência é o United continuar conquistando muitos e muitos títulos nos próximos anos.

Informações técnicas

Nome oficial: Manchester United Football Club
Data de fundação: 1 de janeiro de 1878
Sede:
Estádio: Old Trafford (76.790 torcedores)
Site oficialwww.manutd.com
Técnico atual: David Moyes (ESC)
Presidente atual: Joel Glazer (EUA)
AlcunhasRed Devils (Diabos Vermelhos); Manchester Utd, Man United, United ou Man Utd
Principais rivalidades: Manchester City (“Derby de Manchester“); Liverpool, Leeds, Chelsea e Arsenal.
Mascote: Fred (“Diabo Vermelho”)
Posição no Ranking UEFA 2012-2013: 5º
Redes sociais: Facebook

Patrocinadores do futebol

O patrocinador master do time de Manchester é a multinacional Aon. A empresa estampará sua marca na camisa do United até 2015, quando será a Chevrolet, que se tornará patrocinadora master do time. A fabricante de carros é hoje a marca automotiva oficial do time inglês.

A Nike é a fornecedora oficial do Manchester United. O clube é um dos mais organizados no mundo e tem patrocínios em vários setores, até mesmo marca de relógio, que apoia os acréscimos das partidas no Old Trafford. Para ver a lista completa de patrocinadores do Manchester United, clique aqui (em inglês).

Números, grandes feitos e curiosidades

  • Primeiro clube inglês a vencer a Liga dos Campeões da Europa: 1967/1968
  • Primeiro clube inglês campeão do Mundial Interclubes: 1999
  • Maior campeão do Campeonato Inglês: 20 conquistas
  • Clube com o jogador e técnico com mais títulos na Premier League (Ryan Giggs e Alex Ferguson, ambos com 13).
  • Clube com o técnico com mais jogos na UEFA Champions League: Alex Ferguson
  • Clube com mais participações seguidas na UEFA Champions League: 19 (1997 — 2014).
  • Único inglês campeão da UEFA Champions League, de forma invicta: 1998/1999 e 2007/2008
  • Participações em UEFA Champions League: 25
  • Participações em Recopas Europeias: 5
  • Participações em Mundiais Interclubes: 2
  • Presenças em UEFA Supercup: 3
  • Presenças em Liga Europa (UEFA Europa League/UEFA Cup): 7
  • Mais partidas pelo clube: Ryan Giggs, com mais de 900 partidas
  • Mais gols: Bobby Charlton (249)
  • Maior goleada aplicada: Manchester United 10 x 0 RSC Anderlecht (Copa dos Campeões da Europa, em 26 de setembro de 1956)
  • Maior goleada sofrida: Manchester United 0-7 Wolverhampton Wanderers FC (Campeonato Inglês, 26 de Dezembro de 1931). O clube perdeu por este mesmo resultado por outras duas vezes.

Principais títulos

3 Liga dos Campeões da Europa (European Champion Club’s Cup/UEFA Champions League): 1967-68, 1998-99 e 2007-08
Recopa Européia (UEFA Cup Winners’ Cup): 1990-91
UEFA SuperCup: 1991
1 Mundial de Clubes da FIFA: 2008
1 Mundial Interclubes: 1999
20 Campeonatos Inglês (Football League First Division/ Premier League): 1907-08, 1910-11, 1951-52, 1955-56, 1956-57, 1964-65 e 1966-67. Como Premier League: 1992-93, 1993-94, 1995-96, 1996-97, 1998-99, 1999-00, 2000-01, 2002-03, 2006-07, 2007-08, 2008-09 , 2010-11 e 2012-13

UEFA Champions League 2008, Manchester United campeão

4 Copas da Liga Inglesa: 1991-92, 2005-06, 2008-09 e 2009-10
11 Copas da Inglaterra (The FA Cup): 1908-09, 1947-48, 1962-63, 1976-77, 1982-83, 1984-85, 1989-90, 1993-94, 1995-96, 1998-99 e 2003-04
20 Supercopas da Inglaterra: 1908, 1911, 1952, 1956, 1957, 1965, 1967, 1977, 1983, 1990, 1993, 1994, 1996, 1997, 2003, 2007, 2008, 2010 , 2011 e 2013

Grandes jogadores

Para conseguir chegar entre os melhores clubes do mundo, o Manchester United contou com a presença de grandes nomes. Bobby Charlton é o maior jogador da história, não só do time, como do futebol inglês. Maior artilheiro da história do Manchester United, ele defendeu o time por incríveis 20 anos, conquistando o Campeonato Inglês, Taça dos Campeões, Copa da Inglaterra, e, pela seleção, conquistou o único título mundial do país, na Copa de 1966, disputado na Inglaterra. Também nesta época, outros jogadores merecem destaque. George Best e Denis Law, além do jovem Duncan Edwards, morto no desastre aéreo de Munique.

Outros jogadores notáveis do Manchester: Bryan Robson, Mark Hughes, Peter Schmeichel, Eric Cantona, Roy Keane, Paul Scholes, David Beckham e Cristiano Ronaldo. Atualmente, Ryan Giggs é um dos grandes ídolos do time. Giggs está no clube desde 1990, e já é o jogador com maior número de jogos na história do time, e, durante este período, ajudou o United a conquistar grandes títulos (o jogador com maior número de títulos com o clube) e consolida-lo como o maior da Inglaterra.

Além dos jogadores, destaque também para os técnicos que fizeram a história do time. Sir Matt Busby e Sir Alex Ferguson, foram os treinadores do time por longos períodos e conquistaram os títulos mais importantes da história do Man Utd. Ferguson ficou no clube por 27 anos, e ajudou a revelar grandes jogadores e formar grandes equipes. Ele chegou ao comando técnico dos Red Devils no time em 1986 e anunciou sua aposentadoria em 2013. Sem dúvida, Alex Ferguson é o maior técnico da história do futebol mundial.

Uniforme

Inicialmente, as cores do United eram verde e dourada, mudadas para as cores atual anos depois de sua fundação: vermelho e branco. Os uniformes levam as cores do time. O principal, tem camisas vermelhas, calções e meias brancas. O segundo, camisas brancas, com calções pretos.

Man. UnitedMan. United

 

Estádio

O Estádio Old Trafford é onde o Manchester United manda suas partidas, desde 1910. A partida inaugural do estádio teve a derrota do United para o Liverpool, por 4 a 3. Hoje, o, apelidado por  Sir Bobby Charlto, “Teatro dos Sonhos” é o segundo maior, em termos de capacidade, estádio da Inglaterra, o terceiro do Reino Unido, e é o décimo primeiro da Europa.  Em seus mais de 100 anos, só não foi utilizado pelo clube durante Segunda Guerra Mundial.

estadio-old-trafford

Com capacidade para 76 mil torcedores, o estádio é um dos mais modernos do mundo. O Theatre of Dreams já foi palco de partidas de Copa do Mundo, Eurocopa, Olimpíada e finais de Champions League.

Copa do Mundo FIFA 1966

Grupo 3 – Primeira Fase:
Portugal 3 x 1 Hungria
Portugal 3 x 0 Bulgária
Hungria 3 x 1 Bulgária

Eurocopa 1996

Primeira fase – Grupo C
Alemanha 2 x 0 República Tcheca –
Rússia 0 x 3 Alemanha
Itália 0 x 0 Alemanha

Quartas-de-final
Alemanha 2 x 1 Croácia

Semifinal
França 0 x 0 República Tcheca (República Tcheca, nos pênaltis, vence por 6 a 5)

Finais de Champions League

2002/2013 — Milan 0 x 0 Juventus (vitória do Milan, nos pênaltis, por 3 a 2).

Olimpíada 2012

Apesar de ter sido disputada em Londres, o Estádio Old Trafford recebeu partidas de futebol nos jogos olímpicos 2012.

  • Futebol masculino

O estádio recebeu sete partidas. De destaque na primeira fase, a estreia da Grã-Bretanha, a vitória do Brasil sobre a Bielorrússia e o empate da Espanha com o Marrocos. Recebeu também uma partida das quartas-de-final e da semifinal, esta com a vitória do Brasil sobre a Coréia do Sul.

  • Futebol Feminino

Foram duas partidas recebidas. A vitória dos Estados Unidos sobre a Coréia do Norte, por 1 a 0. Também a semifinal, com Estados Unidos 4 x 3 Canadá.

Escudos

Fundado como “Newton Heath”, o clube levava, inicialmente, as cores amarela e verde. Após a mudança de nome (para Manchester United), foi mudada também o escudo e as cores do time. Atualmente, o escudo leva as cores vermelho e amarela. Com um diabo (o mascote do time, o “Diabo Vermelho”, com um tridente). O navio, dentro do escudo, representa os mercados da cidade. O escudo é inspirado no brasão de armas da cidade de Manchester. O símbolo é formado pelo nome do clube; em cima “MANCHESTER”, e, em baixo, “UNITED”. Elas se encontram, em dois desenhos de bola de futebol. Veja mais informações sobre o escudo, neste link.

Manchester United logo

Rivalidades

Fundados quase na mesma época, o grande rival local do United é o Manchester City. O embate entre as equipes é conhecido como “Derby de Manchester!”. Durante a história, houve muitos fatos que envolvem a equipe, como o United rebaixar o rival, na década de 60″, a “união” entre eles, quando estavam em momentos difíceis, etc. Além de tudo, o clássico é recheado de emoções, principalmente quando o Manchester City começou sua volta por cima, nos últimos anos, com a chegada de investidores, que fizeram um time forte.

Dentre tantos jogos, a vantagem é do United. Mas, a maior goleada do clássico foi dada pelo City, com dois 6 a 1 (em 1926 e 2011). A primeira partida foi disputada em 3 de outubro de 1891 , com a vitória do Manchester United por 5 a 1.

Há outros rivais importantes na Premier League. O Liverpool também é um dos grandes clubes que sempre duelam com o Manchester United. Os clubes, de cidades diferentes, sempre fazem partidas duras quando se encontram. Assim também é com outras duas equipes londrinas, o Arsenal e Chelsea, que também são grandes rivais dos Red Devils.

Já houve uma rivalidade com o Leeds United, que hoje está na segunda divisão inglesa.

Hino

Glory, glory, Man United,
Glory, glory, Man United,
Glory, glory, Man United,
As the reds go marching on, on, on.

Just like the Busby Babes in Days gone by
We’ll keep the Red Flags flying high
You’ve got to see yourself from far and wide
You’ve got to hear the masses sing with pride
United! Man United!
We’re the boys in Red and we’re on our way to Wem-ber-ly

Wem-be-ly! Wem-be-ly!
We’re the famous Man United and we’re going to Wem-ber-ly
Wem-be-ly! Wem-be-ly!
We’re the famous Man United and we’re going to Wem-ber-ly

In Seventy-Seven it was Docherty
Atkinson will make it Eighty-Three
And everyone will know just who we are
They’ll be singing ‘Que Sera Sera’
United! Man United!
We’re the boys in Red and we’re on our way to Wem-ber-ly

Wem-be-ly! Wem-be-ly!
We’re the famous Man United and we’re going to Wem-ber-ly
Wem-be-ly! Wem-be-ly!
We’re the famous Man United and we’re going to Wem-ber-ly

Glory Glory Man United
Glory Glory Man United
Glory Glory Man United
As the Reds Go Marching On! On! On! (3x)

Referências

FIFA.com: “Manchester United: De Busby a Ferguson, uma história de vitórias“. Disponível em < http://pt.fifa.com/classicfootball/clubs/club=33161/index.html>

Wikipédia: “Manchester United” e “Estádio Old Trafford“. Disponíveis em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Manchester_United> e <http://pt.wikipedia.org/wiki/Estádio_Old_Trafford>

UEFA.com: “UEFA Champions League: Perfil>> Manchester United“. Disponível em <http://pt.uefa.com/uefachampionsleague/season=2013/clubs/club=52682/profile/index.html>

HowStuffWorks: “Campeonato Inglês: Manchester United“. Disponível em <http://esporte.hsw.uol.com.br/manchester-united.htm>

Blog Olhar Crônico Esportivo, do GloboEsporte.com: “Manchester United e Chevrolet: patrocínio de 90 milhões por ano” e “Um clube e time globalizados: o Manchester United” . Disponíveis em <http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/07/31/manchester-united-e-chevrolet-patrocinio-de-90-milhoes-por-ano/> e <http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/06/12/um-clube-e-time-globalizados-o-manchester-united/>.

Posições de ranking, números de títulos e outras informações podem sofrer alterações, já que foram pesquisadas em Maio de 2013.

Está aqui um pouco da história do grande Manchester United. Com grandes momentos, o clube se consagrou como glorioso e com muitos títulos. Isso deve-se muito aos técnicos que por lá ficaram (com trajetória de muitos anos). Além de um passado cheio de história, o futuro promete seguir a caminhada dos títulos e sucesso.